ESJ

ESJ PROPAGANDA

HISTÓRIA DA ESCOLA


ESCOLA EDUCANDÁRIO SÃO JOSÉ
Santa Filomena - PI, Localizada na microrregião do Alto Parnaíba Piauiense, mesorregião do Sudeste piauiense, criada em 1938.
O município possui um alto potencial agropecuário sendo um dos maiores produtores de soja, arroz e algodão do cerrado piauiense.
A cidade é banhada pelo Rio Parnaíba, faz divisa com o município de Alto Parnaíba, estado do Maranhão.
Possui vários balneários naturais, desfrutados mais frequentemente nas férias de julho pelos seus moradores, geralmente pelos estudantes que moram ou estudam fora.
No mês de agosto são comemorados os Festejos da Padroeira da cidade que tem o mesmo nome, ocasião em que a pacata cidade chega a receber visitantes atrás do concorrido evento religioso.
A economia centra-se principalmente na agropecuária. Santa Filomena está localizada no extremo Oeste do Piauí, onde está a curva do Rio Parnaíba.
É nesta cidade que fica situada a Escola Educandário São José, fundada em 1970 e autorizada pelo conselho estadual de educação em 1976.
As Missionárias Religiosas do Divino Coração de Jesus “Madre Elisabeth, Ir. Helena e Ir. Jesuíta” deram início a um trabalho marcado por uma forte disciplina acompanhada de uma educação de alta qualidade.
O Educandário São José é uma das escolas mais tradicionais da região. A escola era particular e agora é conveniada com Estado.
Hoje, a mesma tem a direção da professora Inácia Nogueira, que tem conseguindo conquistas maravilhosas.